Jiu Jitsu

 

Faixa Preta

A graduação é um estimulo para o praticante de jiu jitsu, simboliza o seu crescimento não apenas técnico ou prático mas sobretudo um crescimento interior, e sempre será uma conquista por todo o seu estudo e dedicação.

A Faixa Preta, é o símbolo da realização de um grande esforço dentro de um sistema de graduação, uma realização pessoal como ser humano e também o começo de uma difícil jornada de disciplina, trabalho e busca por um padrão cada vez mais alto.

É nesta etapa que se inicia o verdadeiro aprendizado, pois, passadas as tempestuosidades que são necessárias para se adquirir a confiança, o auto-conhecimento, a afirmação, a disciplina, a inteligência emocional, o respeito, é possível o encontro com a serenidade, que é a porta de entrada de novos aprendizados, agora mais claros e fáceis de serem absorvidos.

Neste Momento inteligência comum passa a se converter em sabedoria.

Helio Suga Jr.

ALUNOS FAIXA PRETA GRADUADOS PELO MESTRE ELCIO DE FIGUEIREDO

  • Sadao Nakai
  • Edson Pereira da Silva
  • João Teco Shinzato
  • Sergio Souza
  • Edvar da Silva
  • Luis Armando de Oliveira
  • Marcio Okumura
  • Eduardo Novaes
  • Helio Suga Junior
  • Rodrigo Cavaca
  • Leandro Silvestre
  • Rodrigo Kinjo
  • Carlos Cavinato
  • Rodrigo Pereira

Jiu Jitsu

Modalidade Esportiva e de Defesa Pessoal, precursora do Judô, oferece ao praticante o conhecimento real das situações de luta, que podem ser utilizadas no dia a dia, como forma de defesa pessoal ou nas competições esportivas. A Academia é filiada a Federação Paulista e Confederação Brasileira da Modalidade. Em parceria com a Integração Jiu Jitsu, o Clube sagrou-se Tetra Campeão Paulista da modalidade (2003/2004/2005/2006), título inédito na Cidade de Santos.

Responsável: Mestre Elcio Figueiredo
Aulas: Diariamente - 16:30, 18:00s e 20:00h
.

Profº Elcio Figueiredo Silva

Comecei no mundo das artes marciais praticando Judô, em 1962, com o Profº Paulo Servo Costa, hoje renomado revelador de grandes nomes do atletismo brasileiro. Com o objetivo de evoluir no mundo da luta iniciei treinamento de boxe e posteriormente de jiu jitsu na famosa Academia Gracie da rua Figueiredo de Magalhães 411, em Copacabana com os Professores Rolls Gracie e Carlson Gracie, que me graduou faixa preta. Nessas três atividades participei de vários campeonatos, torneios, lutas casadas durante 20 anos.

Formado em Educação Física em 1971, integrei a equipe técnica de várias atividades desportivas tais como: seleção brasileira de voleibol feminina, equipe masculina de voleibol do Flamengo/ Lubrax 1987/88, equipe de natação do Flamengo, 1988/1992, sempre como preparador físico. Convidado pelo meu irmão Enio Figueiredo, mudei-me do RJ para o Guarujá e lá permaneci como preparador físico da equipe de Voleibol feminina do BCN, 1993/1995.

Numa bela tarde de abril de 1994, no Guarujá, passando em frente a uma Academia de Jiu Jitsu, subi para assistir o treino, acabei treinando e sendo convidados pelo Sr. Luis Armando de Oliveira Pinto, dono e Profº da Academia, ainda faixa azul, para dar aulas e associar-me à Academia, o que acabou se verificando. Treinava conosco o Marcio Okumura, exímio surfista e filho do Sr. Nelson Okumura, presidente do Estrela de Ouro FC, que me convidou para iniciar as aulas de Jiu Jitsu neste consagrado Clube representante da colônia japonesa, que já havia tido uma equipe de Judô muito respeitada no Estado de SP. Com o inestimável apoio desta agremiação surgiu o EOFC Integração JJ, que teve a primeira aula no dia 2 de agosto de 1995. Recordo-me que tivemos na aula inaugural 34 alunos, dos quais alguns treinam até hoje, tais como: Sadao Nakai, João Carlos Shinzato, Marcio Okumura, Edson Pereira da Silva, todos já faixas pretas, Marcelo Capociama, Luis Valente Coelho, faixas marrons e outros. Com alguns meses já estávamos disputando o Campeonato Paulista, e todos os alunos com ótimo aproveitamento. Por termos estreita relações de amizade com o Profº Alexandre Paiva, faixa preta Campeão Mundial (1999) da equipe alliance JJ, organizamos inúmeras clínicas de atualização técnica e motivacionais que foram muito importante para nosso crescimento técnico.

Além do pólo que tínhamos no Guarujá, no Vila Souza AC, já havíamos inaugurado em Vicente de Carvalho com Sergio Souza, na época faixa azul e hoje laureado faixa preta, uma importante filial que muito colaborou para o crescimento de nossa equipe. Como dispúnhamos de uma área de 400m² de área de treinamento no Estrela de Ouro, fazíamos os treinos com toda a equipe EOFC Integração às terças e quintas.

Importante salientar que a partir de 1999 a Integração inicia outro grande pólo revelador de atletas, comandado pelo nosso consagrado faixa preta João Shinzato (Teco), na UNIMES, que colabora com vários bons competidores da nossa equipe.
No bairro Humaitá tem também outro bom pólo se desenvolvendo, comandado pelo faixa marrom José Manoel Scrig que também muito colabora para a formação de nossa equipe.

Desde 1995 participando de todos os Campeonatos da Federação Paulista de JJ, fomos melhorando a cada ano nossa classificação geral e em 2003 conquistamos o Campeonato Paulista, conseguindo nos anos consecutivos o Bi e Tri Campeonato, brigando este ano de 2006 para o tetracampeonato.
Todavia a Integração não é uma escola de artes marciais unicamente formadora de atletas de competições, temos vários executivos que usam o Jiu Jitsu, não só para desenvolver o conhecimento de auto defesa, como também para estarem fisicamente bem.

Profº Elcio Figueiredo Silva
5º Grau CBJJ/ FPJJ

Alunos

Adriano Guimarães Ghaio Cesar De Castro Lima
Airam Nogueira Monteiro Helio Suga Jr.
Alessandro Ferreira Militão Johan Anton Vos
Amauri Desebastiani João Danilo Grobman Mandetta
André Felipe De Goes Jamir Muniz De Santana Jr.
André Gustavo F. Furtado Jorge Ribeiro Penna Teixeira
Andre Luiz Ribeiro Pereira Alves Jose Orlando Almeida Martinez
Antonio Fernando A. M. Jr. Jose Roberto Esteves
Arnaldo Cavalcanti Da Silva Jr. Leonardo Machado Dos Santos
Bruno B Almeida Marcelo F. Barreto
Bruno Farias De Brito Marcelo Landi Leite Da Silva
Caio Fernandes Lombardi Marcelo R. C. B. Martins
Cristiano Martins Franco Silva Marcus Vinicius Dos S Carvalho
Daniel Carvalho Luiz Maria Claudia L. De Oliveira
Daniel Fernandes De Araújo Mario Sergio Rodrigues Junior
Danilo Rocha Magro Mateus Da Silva Borges
Diogo Furtado Fernandes Murilo Bigão Moretti
Eduardo Rigatto Novaes Osvaldo Moreira Souza Jr.
Enderson Gonçalves Ferrão Peterson Higa
Ewerton Ricardo C. Da Silva Rafael Sanches Schmidt
Fabio Lemos Lopes Renato Alexandre De Souza
Felipe Yuri Machado Miaki Rodrigo T. De Aguine Camargo
Fernando Cesar S. Costa Rodrigo Pereira
Fernando Martins Costa Amorim Rui Carlos Lopes
Fernando Moura Grzeidak Tiago Lemos
Flávio Matos Gonçalves Vito Valentini Junior
Gabriel De Oliveira Braz Victor A. Godoy De F. Ramos
Gabriel Martins Victor Yuji Tamashiro

Títulos

Equipe Tetra Campeã Paulista

2003 / 2004 / 2005 / 2006

Vídeos Graduação

01 02 03
Graduação da Nova Geração Graduação de Faixas Azul Graduação de Faixas Roxa
Graduação de Faixas Marrom
Graduação de Faixas Preta
Bastidores e Palavra do Mestre

 

 

 

Fotos Jiu Jitsu

[Valid RSS]