Curso especial - Etiqueta Japonesa no Estrela de Ouro



O curso acontecerá no dia 4 de março, domingo, das 9 às 18 horas.
Local: Clube Estrela de Ouro
Rua Rei Alberto I, 372
Ponta da Praia - Santos

Programa: O dia-a-dia no Japão. Sociedade, educação, trabalho. Hierarquia e respeito com pessoas e objetos. Tradições e costumes. Cerimônias de casamento e funerais. Datas festivas, comemorações, simbolismo. Religião e Arte. Origem da Etiqueta Social Japonesa. Reverências, saudações, tratamentos. Obrigações e responsabilidades. Arte Culinária Japonesa, fundamentos e cuidados no preparo. Como servir-se elegantemente, entre outros assuntos.

Lumi Toyoda, nissei, nasceu em uma família que preserva a Cultura de sues ancestrais. Interessou-se pelo assunto desde sua infância. Sempre estudando e pesquisando aperfeiçoou seus conhecimentos por ocasião em que esteve no Japão a convite do Govêrno da Provìncia de Aichi, como bolsista dessa província, onde permaneceu por um ano.

Em 1989, ministrou pela primeira vez o curso de Cultura e Etiqueta Social Japonesa. Hoje, realiza além deste curso, palestras, treinamentos e consultoria atendendo empresas, associações, profissionais, políticos e particulares individualmente ou em grupo. É a única especialista no Brasil que ministra Etiqueta Social e Empresarial Japonesa na língua nativa.

Na Baixada, o curso é promovido pela primeira vez. Convidado pelo sr. Sadao Nakai, presidente do Estrela de Ouro, preocupado em resgatar a Cultura Japonesa da comunidade nikkei, Lumi não esconde sua alegria em ministrar o curso na terra em que os imigrantes pisaram pela primeira vez a terra brasileira.

Ela diz: “é muito prestígio interagir com patrícios e principalmente não nikkeis que cultuam a tradição e costumes japoneses. Convido a participar do curso, pessoas que de alguma forma têm ligação com o Japão ou com japoneses, quer seja profissionalmente ou através de relacionamento social e familiar. O curso oferece oportunidades de ampliar seus conhecimentos, de melhorar relacionamentos e compreender assuntos como: o espiritual e o concreto; o emocional e o equilíbrio; a mente e o corpo”.

Pessoas que pretendem viajar para o Japão, dekassegui, turista, bolsista, a negócio, praticante de arte marcial, outras artes, estudantes da língua japonesa, etc., todos serão beneficiarão com a informações contidas neste curso-treinamento, complementado com várias dinâmicas: corretas posturas de reverencia, entrega de cartões de visita, como segurar corretamente o hashi, tigelas e utensílios à mesa.

Poderão participar qualquer pessoa de qualquer idade, desde que demonstre interesse a esta Cultura tão rica. Simpatizantes e profissionais da gastronomia terão na programação muitas informações preciosas e inéditas, pertinentes à área, como: fundamentos da Arte Culinária e comportamento à mesa.

Informação e inscrição na Secretaria do clube ou pelos tels (13) 3261.2179 ou 3261.4511.
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem se interessar em conversar pessoalmente com a professora Lumi Toyoda poderá ligar para o tel. (11) 3422.5122 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Feed de Noticias

[Valid RSS]